terça-feira, 22 de abril de 2014

Os mitos (químicos) da Internet...

Boa tarde, galera...



Depois de muuuuito tempo, cá estou eu, de volta para elaborar uma postagem a respeito de assuntos que têm se popularizado no Facebook... O que mais me incomoda - por hora - é o do tal batom com chumbo.



Vamos ao post original do Face...


MULHERES ... Atenção!
Postado por Dra. Claudia Pirisi, oncologista.
Homens:
Não se esqueça de passar esta mensagem para suas esposas, namoradas, amigos ou colegas.
Mulheres: Lip Care para usar!
Dra. Elizabeth Ayoub biomolecular, e médico é emitido um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.
Recentemente, a marca "Red Earth" diminuiu os preços de R $ 67,00 para R $ 9,90!
Por quê? Porque continha chumbo.
As marcas que contêm chumbo são:
MARY KAY
CLINIQUE
Estée Lauder
SHISEIDO
Red Earth (Lip Gloss)
CHANEL (Lip Conditioner)
MARK AMERICA
MOTIVOS
BATOM
A V O N
Quanto maior o teor de chumbo, maior é o risco de provocar cancer. Depois de fazer um teste em batons, lábio foi observado no nível mais alto de chumbo AVON. Cuidados para os batons que supostamente têm maior fixação. Se o seu batom é fixa, mas é devido a níveis elevados de chumbo.
Faça o teste:
1. Ponha um pouco de batom em sua mão;
2. Com um anel de ouro nesta batom passá-lo;
3. Se as mudanças batom de cor para preto, então você sabe que contém chumbo.
Por favor, envie esta informação para todos os seus amigos.
Fonte: Facebook.

Agora, vamos aos problemas desta postagem:

PROBLEMA I - O CHUMBO É TÓXICO?

- O chumbo é um metal elementar representado pelo símbolo Pb(s) e pode causar problemas à saúde sim, mas para isso, deverá ser absorvido pelo nosso corpo na forma de íon metálico Pb2+;
- Para o chumbo metálico se transformar em íon chumbo II ele deve perder dois elétrons (geralmente para algum ametal) e assim formará um composto de chumbo (um sal, por exemplo);
- A contaminação com íons chumbo pode levar a distúrbios renais, neurológicos, destruição de enzimas e proteínas do nosso corpo (Leia mais sobre isso!), além de ser bioacumulativo e teratogênico.
MAS o post afirma que é o METAL CHUMBO que causa CÂNCER! Ops... na verdade são os íons chumbo que causam males à saúde e, dentre estes males, não está o câncer...

 
Chumbo na forma de metal elementar (Pb(s))                      Iodeto de chumbo (PbI2(s)) é um sal amarelo que contém íons chumbo II (Pb+2)
Fonte das imagens: Google.


PROBLEMA II - O TESTE PARA SABER SE TEM CHUMBO NO SEU BATOM



Fonte da imagem: Google.
Veja só, basta esfregar ouro (Au(s)) no batom... se ficar preto ele contém chumbo! Thanananammmm... Não, esperem, não é isso!
Teoricamente, o teste propõem que se o chumbo estivesse "oculto" na forma de metal no batom, ao entrar em contato com o ouro ele seria "revelado". Isso não é possível, quimicamente, pois dois metais elementares não reagem entre si, portanto, nenhum mudaria de cor ou aspecto se fossem postos em contato.
Ok, e se pensarmos que o chumbo está presente sim no batom, na forma iônica (íon chumbo II)?
Bom, íons metálicos podem reagir com metais elementares, mas essa reação nem sempre acontece... para acontecer, o metal elementar deve ser MAIS REATIVO do que o íon de metal. E como sabemos que é o menos reativo? Olhando na fila de reatividade:



Fila de reatividade. Note que o Lítio - Li é o metal MAIS REATIVO, e o Ouro - Au é o MENOS REATIVO. Fonte: Google.


No caso, o metal elementar é o OURO (conforme recomendado no teste) e o nosso íon metálico é o CHUMBO (escondido no batom :P). Como podemos constatar na fila de reatividade o metal elementar (ouro) é  MENOS REATIVO que o íon metálico (chumbo). Então, mesmo se houvesse chumbo no batom, ele não "apareceria" deste jeito.


MAS E AÍ, TEM OU NÃO TEM CHUMBO NOS BATONS?



Fiquem tranquilos: há muitos anos não se dá mais prioridade ao uso de pigmentos corantes à base de chumbo nos batons. Hoje em dia, são usados em grande quantidade os corantes orgânicos, muito mais seguros à saúde e ao meio ambiente, além de oferecerem um leque muito maior de cores para embelezar a mulherada do que os corantes inorgânicos. Mesmo assim, pigmentos inorgânicos podem estar presentes nestes cosméticos, mas certamente, em níveis que não irão prejudicar à sua saúde!

Beijos coloridos.

Prof. Bruna

6 comentários:

  1. Muito boa sua explicação, obrigada. =D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada tirou um peso dos meus ombros 😘

    ResponderExcluir
  3. Faltou explicar o porquê fica preto ao esfregar o batom ao anel de ouro!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pq a mão fica preta sem o batom tbm Se esfregar o anel de ouro?

    ResponderExcluir
  6. YouTube News
    youtube.com Videos and Highlights - YouTubeNews.com. Videos and Highlights Videos · Videos and Highlights  · Videos · Videos and Highlights Videos · Videos and Highlights · youtube to mp4 Videos and Highlights · Highlights.

    ResponderExcluir