Olá, galera!
O que vocês conhecem e sabem sobre vidros?
O vidro é um material muito presente em nosso cotidiano... está nas janelas e portas de nossas casas, nas vitrines das lojas, em garrafas de bebidas, em xícaras e pratos na nossa mesa... todos os dias!
É um material versátil que tem diversas utilidades!
E do ponto de vista físico, vocês classificariam o vidro como sólido ou líquido?
|
E agora? Fonte: internet |
Ahhhh, mas é claro que é um sólido, afinal é rígido, tem forma e volume definidos...
Ops, mas se formos pensar microscopicamente, teremos uma surpresa: os átomos que constituem o vidro (geralmente silício e oxigênio e mais alguns outros) não estão organizados de forma regular. Lembre-se que uma das "exigências" para um material estar no estado sólido é ter seus átomos arranjados periodicamente, numa estrutura ordenada, chamada também de estrutura cristalina.
Quando isso não ocorre, o material encaixa-se no estado de agregação líquido. Aí é que surge o mistério: então o vidro é um líquido?
|
Plaquinhas de vidro. Fonte: internet |
Essa questão confunde a cabeça de muita gente e ainda faz alguns cientistas ficarem de cabelos brancos! =D
De fato, do ponto de vista microscópico, o vidro não pode ser classificado como sólido, por causa da organização dos seus átomos. Entretanto, do ponto de vista macroscópico (que é o que enxergamos), ele é um sólido, afinal!
Então, alguns cientistas optam por chamá-lo de sólido, sim, mas sólido AMORFO (que não tem forma - sem organização lááá no seu interior, nos seus átomos) e não de sólido CRISTALINO (que teria seus átomos organizados de forma regular, bonitinha ;D). Outros cientistas preferem classificá-lo como líquido, (isso mesmo!), mas um líquido com ALTA VISCOSIDADE, ou seja, tendo alta viscosidade o vidro não fica escorrendo e pingando por aí, e também não molha nada!
|
Essa imagem mostra a organização de um sólido amorfo, à esquerda e de um sólido cristalino, à direita.
Fonte: internet |
Antes que seja tarde: viscosidade é uma medida da facilidade ou dificuldade que um líquido tem de escorrer. Então líquidos pouco viscosos (água, por exemplo), escoam com facilidade; líquidos muito viscosos (tais como o mel), tem dificuldade de escoar.
Para que um líquido vire sólido, ele precisa ser submetido a determinadas condições. Sabemos que a água líquida pode ser solidificada - transformada em gelo - quando baixamos a temperatura, retirando calor do sistema. Assim que a temperatura for menor que a temperatura de congelamento (Tc), no caso da água Tc=0ºC, a água estará no estado sólido!
Com o vidro isso não acontece, o seu processo de fabricação gera condições especiais que fazem o vidro endurecer antes de chegar ao ponto de congelamento... por isso seus átomos não se organizam e, "lá dentro", fica a característica líquida e "por fora" ele é um sólido!
E aí, o que vocês acham?
Bruna C.
Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/o-vidro-solido-ou-liquido.htm